MANUAL TWISTERS

São animais de colônia, é necessário ter pelo menos 2 animais para poderem viver saudáveis, é muito importante que sejam do mesmo sexo para não gerar reproduções indesejadas

 

ALOJAMENTO 

O tamanho mínimo de uma gaiola adequada
para 2 twisters deve ser nas dimensões 60x60x40.

LIMPEZA E ALOJAMENTO

Twisters são animais extremamente alérgicos, e propensos a terem doenças respiratórias e câncer, portanto esses alojamentos devem ter forração adequada.

FORRAÇÃO

 

Deve ser areia de argila sem cheiro e sem sílica (Altamente tóxica se ingerida), ou usar forração a base de celulose (Gran Paper) facilmente encontrada em Pet Shop. Serragem de madeira JAMAIS DEVE SER USADA PARA TWISTERS, pois geram problemas graves tanto respiratórios quanto hepáticos. A forração deve ser trocada uma vez por semana e peneirada diariamente, e a gaiola deve ser limpa com álcool 70% ou Hysteril.

No verão esse número de trocas pode aumentar devido à alta ingestão de água e consequentemente o aumento de urina. Higiene é extremamente importante, pois a urina dos ratos possui amônia e o acúmulo deste, é tóxico para qualquer ser vivo. 


Você também pode utilizar o banheirinho que é uma caixinha
com a forração,  eles facilmente aprendem a utilizá-lo e assim economiza forração. 

ALIMENTAÇÃO

Fornecer SOMENTE NUTRÓPICA TWISTER OU MEGAZOO TWISTER. Essas marcas garantem a nutrição adequada do animal. Se o tutor optar por somente oferecer alimentação natural deverá procurar um veterinário especializado em nutrição para não haver nenhuma deficiência nutricional. Pode-se oferecer folhas escuras e algumas frutas em pequenas quantidades. Dois ratos consomem em média 1 kg de ração por mês.

CUSTOS

 

É importante lembrar que esses animais vivem cerca de 4 anos e são propensos a doenças respiratórias e tumores. Um veterinário especialista em exóticos cobra a partir de 150,00 a consulta. Sem contar possíveis exames e cirurgias. Pacotes maiores de ração acabam economizando cerca de 20%.  Recomendamos fazer uma reserva para qualquer urgência com seu animal.